domingo, 24 de fevereiro de 2013

MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS PELA NOSSA IRMÃ CLEIDIMARIA - DIA 27 DE JANEIRO DE 2013

A Igreja se alegra com os votos perpétuos da nossa irmã Cleidimara, chamada a ser totalmente entregue ao Senhor na vida religiosa segundo a regra canônica das Irmãs Franciscana de Nossa Senhora do Amparo. Inegável o testemunho desta filha que deseja cada vez mais se entregar à vida comunitária de trabalho e oração, numa progressiva caminhada de santidade, como propôs a sua Fundadora Francisca Pia, conhecida por Mamãezinha, que no seu projeto de vida sempre manifestou o seu desejo de “fazer o bem, sempre”.
O versículo 20 do Capítulo Quarto do texto da Primeira Carta de João como gesto de reconhecimento que “Deus nos amou primeiro”. Os gestos de amor brotam de um coração aberto que tem consciência que o amor vem de Deus e praticá-lo é a prova que Ele está agindo no coração da nossa irmã Cleidimara, pois Deus faz um convite à experiência profunda de amor como fruto do Espírito Santo em nós.
Dessa maneira, Jesus nos revela o Amor e a predileção de Deus pelos mais pobres e marginalizados, a quem em seu Filho Jesus vem oferecer-lhes uma nova vida livre, digna, plena.
As últimas palavras de Jesus depois da leitura do profeta: “Hoje se cumpriu essa passagem da Escritura, que vocês acabam de ouvir”, confirmam seu ser e missão e ecoam até hoje a atualidade dessas palavras.
A Igreja, ungida e movida pelo mesmo Espírito de Jesus, continua sua missão libertadora, continua tendo sentido ao longo dos séculos na medida em que assume como próprio o programa de vida de Jesus de Nazaré. Você que irá fazer a entrega total e perpétua de sua vida a Deus na Congregação das Irmãs Franciscana de Nossa Senhora do Amparo é chamada a viver intensamente este programa de Jesus.
A vida da religiosa deve ter a marca do amor e da entrega sem reserva. Ser religiosa de verdade é carregar em si a marca da acolhida, da alegria e da coragem de dar a vida em nome do Evangelho.
Ninguém é religioso por própria iniciativa. É Deus quem chama e quem capacita para responder. Em Deus, chamar é dar. A vocação é um verdadeiro dom. E os dons de Deus, por serem dons de amor, inteiramente gratuitos, são dons definitivos, sem possível arrependimento da parte do mesmo Deus, como nos recorda S. Paulo: “Os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis” (Rom. 11,29). Chamar para sempre é criar no chamado uma permanente capacidade de resposta. A fidelidade da consagrada (o) consiste em apoiar-se na fidelidade inquebrável de Deus. Agradecemos vocês Queridas Irmãs por doarem sua vidas ao Reino Deus e parte dessa doação foi a essa comunidade tão humilde que vive segundo os ensinamentos de Jesus Cristo. A nossa irmã Cleidimara que também iniciou sua missão de vocacionada nesta comunidade.

De toda a Paróquia de Irapuan Pinheiro.

Paz e Bem para todas vocês!






quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

ASSEMBLEIA PAROQUIAL 2013

    
   A ASSEMBEIA PAROQUIAL É UM MOMENTO FORTE E DE MUITA IMPORTÂNCIA PARA A CAMINHADA PAROQUIAL. SUA MISSÃO É CELEBRAR OS FRUTOS DA AÇÃO EVANGELIZADORA NA PARÓQUIA, BEM COMO AVALIAR A CAMINHADA FEITA E LANÇAR LUZES PARA O FUTURO. PLANEJAR AS PRINCIPAIS ATIVIDADES DA PARÓQUIA A PARTIR DE UMA AVALIAÇÃO SÉRIA DA CAMINHADA. A ASSEMBLEIA FOI REALIZADA DIA 19 DE JANEIRO COM A PARTICIPAÇÃO DE TODAS AS COMUNIDADES.
       PROGRAMAÇÃO DA ASSEMBLEIA PAROQUIAL:
  • ACOLHIDA DAS COMUNIDADES
  • ORAÇÃO COM ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO
  • ESTUDO SOBRE AS PRIORIDADES DO PLANO DIOCESANO
  • AVALIAÇÃO DO ANO 2012
PONTOS POSITIVOS
CRISMA, 1ª EUCARISTIA, MISSAS, CAMINHADA DA COORDENAÇÃO DO BATISMO, ASSEMBLEIA DAS CEBs, SEMANA MISSIONÁRIA, 2ª ETAPA DO ECC, FESTAS DE PADROEIROS, CRIAÇÃO DE NOVAS COMUNIDADES (BOA UNIAO, BAIXAS E PEDRAS PRETAS), TERÇO EM FAMÍLIAS, CRIAÇÃO DE COORDENAÇÃO DE CATEQUESE POR COMUNIDADE.

PONTOS NEGATIVOS
AUSÊNCIA DAS PESSOAS NAS FESTAS DOS PADROEIROS DE OUTRAS COMUNIDADES (PARTE ESPIRITUAL E SOCIAL) FALTA DE ESTUDO BIBLICO, FALTA DE PREPARAÇÃO PARA MISSA DO CRISMA (SEDE) E DE ESPIRITUALIDADE, BATIZADOS SEM PREPARAÇÃO, FALTA DE COMPROMISSO E ASSIDUIDADE DA COORDENAÇÃO DE CATEQUESE, FALTA DO ENGAJAMENTO E EVANGELIZAÇÃO  DOS CASAIS DO ECC NAS COMUNIDADES EM ESPECIAL NA SEDE.
  • LANCHE
  • PLANEJAMENTO DO ANO 2013
  • ALMOÇO
  • ORAÇÃO COM A BENÇÃO FINAL
 

PRIMEIRA EUCARISTIA - NA SEDE DA PARÓQUIA

        Quatorze crianças recebem sacramento da eucaristia na Igreja Matriz de Dep. Irapuan Pinheiro.

     Jesus quis deixar para a Igreja um sacramento que perpetuasse o sacrifício de sua morte na cruz. Por isso, antes de começar sua paixão, reunido com seus apóstolos na última ceia, instituiu o sacramento da Eucaristia, convertendo pão e vinho em seu próprio corpo vivo, e o deu de comer, fez partícipes de seu sacerdócio aos apóstolos e mandou-lhes que fizessem o mesmo em sua memória.
     Para receber a eucaristia, é necessário fazer a catequese, que são encontros onde as pessoas aprendem sobre Deus, a Bíblia, uma reflexão sobre o catolicismo. Após a catequese, aí sim o indivíduo está preparado para fazer a primeira comunhão, que geralmente é feita com 7 anos de idade, o que não impede que outras pessoas se convertam ao catolicismo, e façam depois. A eucaristia é um dos sete sacramentos, que é quando as pessoas recebem a hóstia, o símbolo do corpo de Cristo em cada um que faz a comunhão.
     O significado da eucaristia é receber a hóstia como o corpo de Cristo que ele ofereceu na cruz, e o vinho é seu sangue derramado para remissão da humanidade.
                                                                                                             Enfatizou Padre José Batista. 


UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA!!!

        Antes de ser Área Pastoral faziamos parte da Paróquia de Piquet Carneiro. No dia 04 de abril de 2001, Dom José Doth, fez um documento localizando este município como Área Pastoral Nossa Senhora da Conceição. No dia 22 junho de 2004, essa área pastoral passou a fazer parte da Paróquia Bom Jesus Aparecido de Solonópole- ce, sendo conduzida pelo pároco Pe.Geraldo. Em 11 de março de 2007, recebemos por nomeação de sua Eminência Dom José Doth, o vigário Pe.Francisco Alves Teixeira, o qual a 40 anos atrás já tinha assumido a celebração das missas nesta comunidade, sendo na época pároco da cidade de Piquet Carneiro. No dia 29 de dezembro de 2008, por questões de saúde de Padre Texeira, o senhor Bispo Diocesano nomeou o pároco de milhã, Pe. João Teixeira Machado Filho, com o administrador desta área pastoral.
         Segundo pesquisas de religiosas que viveram aqui durante sete anos, de 2000 à 2007, a origem desta igreja em que hoje celebramos, deu-se inicio no ano de 1770. Quando da permanência das irmãs nesta área pastoral foi solicitado do PATRIMÔNIO HISTÓRICO, atráves do Governo Federal, Estadual e Municipal a restauração da igreja, por já está em uma situação muito critíca quanto a sua estrutura, recursos que entraramna prefeitura e assim foi realizado : teto, coro com escada, as paredes foram amarradas, instalações elétricas e a segunda parte encaminhadas com as mesmas entidades, não obtendo respostas a comunidade reuniu-se e por decisão da maioria optou por fazer por esforços próprios a conclusão da reforma, assim foi criado uma comissão entre membros da comunidade e o sacerdote para conduzirem o processo de reforma deste templo sagrado.





         NO DIA 08/12/2009 PELO UM DECRETO APRESENTADO PELO BISPO DOM JOÃO COSTA A NOSSA ÁREA PASTORAL PASSA A SER PARÓQUIA, QUE MINISTRADA PELO PADRE JOÃO TEIXEIRA MACHADO.
         NOSSA PARÓQUIA TEM 28 COMUNIDADES ORGANIZADAS E OUTRAS EM FASE DE ORGANIZAÇÃO, TEMOS VÁRIAS PASTORAIS NA QUAL AJUDAM NO TRABALHO DE EVANGELIZAÇÃO.