sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

LETRA DO HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2014

É para a liberdade que Cristo nos libertou,
Jesus libertador!
É para a liberdade que Cristo nos libertou! (Gl 5,1)


1. Deus não quer ver seus filhos sendo escravizados,
À semelhança e à sua imagem, os criou. (Cf. Gn 1,27)
Na cruz de Cristo, foram todos resgatados
Pra liberdade é que Jesus nos libertou! (Gl 5,1)


2. Há tanta gente que, ao buscar nova alvorada,
Sai pela estrada a procurar libertação;
Mas como é triste ver, ao fim da caminhada,
Que foi levada a trabalhar na escravidão!


3. E quantos chegam a perder a dignidade,
Sua cidade, a família, o seu valor.
Falta justiça, falta mais fraternidade
Pra libertá-los para a vida e para o amor!


4. Que abracemos a certeza da esperança, (Cf. Hb 6,11)
Que já nos lança, nessa marcha em comunhão.
Pra novo céu e nova terra da aliança, (Cf. Ap 21,1)
De liberdade e vida plena para o irmão… (Cf. Jo 10,10)

HOMILIA DO DIA 28/02/2014

As paixões passam, mas o amor baseado em Deus permanece e amadurece com o tempo. Por isso precisamos lutar contra essa visão descartável ensinada pelo mundo de que  ”o amor vale enquanto dura, enquanto um suporta o outro”.
”Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne. Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe!” (Mc 10,7-8).

A Igreja nos chama à atenção para os tempos em que nós vivemos, no qual se dissemina por toda parte a chamada: ”epidemia do divórcio”. O casamento virou uma coisa descartável, a união sem compromisso de vida parece que está em moda. E hoje nós olhamos para a Palavra de Deus, para aquilo que o Evangelho nos propõe e perguntamos: “O casamento, segundo a vontade de Deus, é impossível de ser vivido?” Impossível não, porque nada é impossível para aquele que crê em Deus! Mas sabemos que não é fácil construir uma vida a dois por toda a vida, porque isso exige compromisso das duas partes, exige responsabilidade, fidelidade e consciência das duas partes daquilo que se propuseram a viver.
Mas o que o Evangelho nos propõe não é uma ”utopia”, porque há muitos casais que, mesmo em meio às lutas e aos desafios da vida, conseguem levar a termo o seu casamento. Não quero jogar pedras em ninguém, nem julgar, quanto menos condenar ninguém. Muito pelo contrário, quero acolher com todo amor do meu coração as diversas realidades de casamento de casais que lutaram, lutaram e, de repente, a união deles não deu certo.
O que devemos fazer é propor o caminho, propor a direção da vida, assim como nos propôs Nosso Mestre e Nosso Senhor Jesus Cristo. O casamento é um compromisso para toda a vida. Por isso precisamos lutar, justamente, contra essa visão descartável ensinada pelo mundo de que “o amor vale enquanto dura, enquanto um suporta o outro”.
O amor se renova, se desdobra e recomeça, por isso se deve lutar por ele! É importante que nós não percamos a visão neste mundo em que já não vemos mais as coisas como Deus nos ensina.
Primeira coisa para conseguirmos isso: precisamos preparar melhor os nossos jovens para que tenham consciência dos deveres e das obrigações do matrimônio. Não podemos permitir que os nossos jovens vão para um casamento, para uma união, para um compromisso a dois, sem a consciência das responsabilidades que vêm com um matrimônio. É preciso fazê-los entender que paixões passam, mas o amor permanece e amadurece com o tempo.
Por outro lado, todos os casais, casados há um ano, há alguns meses, dias ou há muitos anos, precisam ter sempre a consciência de que há a necessidade de uma formação permanente para a vida matrimonial. E buscarem ajuda de Deus, acima de tudo, pela oração; buscarem ajuda da Igreja pelos ensinamentos dela, pela sua doutrina, e acreditarem que o amor, quando é baseado e sustentado em Deus, pode prevalecer contra todos os inimigos do matrimônio.
Deus abençoe você, seu casamento e sua família!


quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

PARTICIPA HOJE DO ESTUDO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE, PADRE JOSE BATISTA, E O COORDENADOR DAS CEBS, ROBÉRIO.

Acontece Hoje na manhã desta quinta feira, (27/02/2014)  o estudo da campanha da fraternidade em iguatu, os representantes da paróquia imaculada conceição marca  presença no evento.
Claudio Robério foi representando o conselho das coodernação e os professores.
Padre Jose batista  representa a paróquia imaculada conceição de irapuan pinheiro.
Os dois representante irão repassar  todo o estudo para animadores e catequista das comunidades irapuenSe.

Informação de:  ANA ROSA
SECRETARIA PAROQUIAL 


PASCOM DIOCESE DE IGUATU MOBILIZADA E COM CORRESPONDENTES NAS PARÓQUIAS .

Realizou-se no dia 1º de fevereiro (2014) o primeiro Encontro da Pastoral da Comunicação (PASCOM) da Diocese de Iguatu. A Comissão havia recebido novos membros na última Assembleia de Pastoral da Diocese e agora, sob a coordenação de Ana Paula Carvalho e assessoria do Pe. João Batista Moreira a equipe começou suas articulações para reforçar a rede de comunicação em vista da Evangelização.
O encontro contou com a presença de diversos representantes das Paróquias, que a partir de agora serão os “Correspondentes” das suas localidades e enviarão a tempo as notícias, fotos e vídeos dos eventos ocorridos.
O Pe. João Batista apresentou toda a Missão e Desafios da Pascom a partir dos documentos da Igreja, ilustrando com dados da nossa realidade e motivou a todos para se engajarem nesta tarefa tão desafiante. A PASCOM gerencia hoje o Site da Diocese, bem como as postagens nas Redes Sociais, como faceboock e twiter. 
Os correspondentes enviarão logo mais nos próximos dias os links das emissoras de rádio de suas localidades que transmitem programas de evangelização das Paróquias e o internauta poderá ouvir pelo Site da Diocese qualquer programa de evangelização católico que seja veiculado em todas as emissoras de Rádio no território da Diocese, e o acesso poderá ser feito pela rede mundial de computadores o que irá expandir o alcance de nossa evangelização.
O link para acessar o Site da Diocese é www.diocesedeiguatu.org.br
Por enquanto as notícias de qualquer evento dos grupos, pastorais e movimentos da Diocese podem ser enviadas para o email do assessor (Pe João Batista): pejoaomoreira@gmail.com


POR:  BOLETIM DIOCESANO

HOMILIA DO DIA (27/02/2014)

A Palavra de Deus, hoje, enviada ao nosso coração, nos ajuda a refletir sobre diversos pontos da vida de um seguidor de Nosso Senhor Jesus Cristo. São diversos ensinamentos de Jesus resumidos em uma pregação, mas, vamos nos deter ao núcleo da mensagem de Jesus para nós hoje. Porque, no primeiro momento, ela parece até um desafio para a nossa compreensão, Jesus está nos propondo uma “mutilação preventiva”.
Mas o que nós  podemos tirar dessa mensagem profunda que Jesus diz a nós neste Evangelho de hoje? Porque se a mão, se o olhar e se o pé nos levam para o pecado, para o caminho do erro, o Senhor nos orienta que é melhor os tirar, os cortar, é melhor irmos deficientes e mutilados para o Reino dos Céus do que inteiros para o inferno.
A primeira coisa é que Deus está nos ensinando a nos prevenir contra as tentações. E os nossos órgãos vitais, que nos ajudam a viver e dão sentido à nossa vida, têm que nos ajudar a termos a vida em Deus. Por isso, o olho, a boca, os ouvidos, os pés, as mãos, enfim, todos os órgãos do nosso corpo, se forem bem usados nos conduzirão ao sentido pleno da vida. Mas se esses órgãos não forem bem usados, eles vão se pervertendo pelo mau uso e pelas más inclinações que existem dentro de nós.
E o que é melhor fazer então? Cuidar, assim como cuidamos da nossa saúde, da nossa higiene corporal, assim como nós cuidamos bem do nosso corpo (pelo menos, deveríamos cuidar!), nós devemos cuidar também da parte interna, daquilo que move o nosso olhar, daquilo que move os nossos  pés; daquilo que move as nossas mãos e não permitir que os nossos instrumentos para o bem sejam usados para o mal, para o pecado, para a injustiça ou para as coisas erradas.
O que nós precisamos é ter controle sobre os nossos órgãos. Cuidado com olhar de cobiça, porque se eu alimentar um mau olhar, aquele olhar depois me leva a buscar coisas erradas; me leva a desejar mal, a querer mal e cobiçar o que não me pertence. Que tenhamos cuidado por onde os nossos pés estão andando, cuidado com a nossa mão e com aquilo que ela pega.
E hoje, em um mundo com tantos avanços tecnológicos, onde a TV, a internet e as literaturas estão todas ao nosso alcance, nós precisamos estar ainda mais vigilantes para que, tudo aquilo que Deus nos deu como dom,  não nos leve para o inferno, mas sim para o céu! Por isso, coloquemos o nosso olhar, coloquemos nossas mãos, coloquemos os nossos pés a serviço do bem e não a serviço do pecado!
Deus abençoe você!

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

MISSA TRADICIONAL DAS QUARTA-FEIRA

PADRE JOSE BATISTA CELEBRA 
MISSA TRADICIONAL DAS QUARTA- FEIRA ...

SERA HOJE QUARTA-FEIRA (26/02/2014)
LOCAL MATRIZ IMACULADA CONCEIÇÃO- SEDE 
HORÁRIO:  19;00 HS

VENHA E TRAGA SUA FAMÍLIA 

EVANGELHO DE MARCOS 9, 38-40 (26/02/2014)

Evangelho (Mc 9,38-40)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 38João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não nos segue”. 39Jesus disse: “Não o proibais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim.40Quem não é contra nós é a nosso favor”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2014


Cidade do Vaticano (RV) - “Fraternidade e Tráfico Humano” é o tema da Campanha da Fraternidade (CF) deste ano. Tradicionalmente, o lançamento da CF é feito na Quarta-feira de Cinzas, que este ano é no dia 5 de março.

Todavia, a Campanha não se reduz somente ao período da Quaresma, mas se prolonga no decorrer de todo o ano.

Em vista deste evento, o Setor de Pastoral do Grupo Marista preparou um Dossiê com entrevistas feitas a especialistas de vários setores, abordando o tema do tráfico.







segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

A coordenação da catequese comunica que:

A coordenação da catequese comunica que por motivo de força maior não haverá mais o encontro de formação  para os catequistas,  que estava marcado para o dia 1° de março.
Pois as mesma comunica que quando for remarcada a  data para a formação  nos avisa.


Agradece a coordenação da catequese: celetisna,  solane, francicleide, kezia e dorinha.

Campanha da fraternidade 2014




EVANGELHO DO DIA ( 24/02/2014)

Evangelho (Mc 9,14-29)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 14descendo Jesus do monte com Pedro, Tiago e João e chegando perto dos outros discípulos, viram que estavam rodeados por uma grande multidão. Alguns mestres da Lei estavam discutindo com eles.
15Logo que a multidão viu Jesus, ficou surpresa e correu para saudá-lo. 16Jesus perguntou aos discípulos: “Que discutis com eles?” 17Alguém da multidão respondeu: “Mestre, eu trouxe a ti meu filho que tem um espírito mudo. 18Cada vez que o espírito o ataca, joga-o no chão e ele começa a espumar, range os dentes e fica completamente rijo. Eu pedi aos teus discípulos para expulsarem o espírito, mas eles não conseguiram”.
19Jesus disse: Ó geração incrédula! Até quando estarei convosco? Até quando terei de suportar-vos? Trazei aqui o menino”. 20E levaram-lhe o menino. Quando o espírito viu Jesus, sacudiu violentamente o menino, que caiu no chão e começou a rolar e a espumar pela boca.
21Jesus perguntou ao pai: “Desde quando ele está assim?” O pai respondeu: “Desde criança. 22E muitas vezes, o espírito já o lançou no fogo e na água para matá-lo. Se podes fazer alguma coisa, tem piedade de nós e ajuda-nos”.
23Jesus disse: “Se podes!... Tudo é possível para quem tem fé”. 24O pai do menino disse em alta voz: “Eu tenho fé, mas ajuda a minha falta de fé”. 25Jesus viu que a multidão acorria para junto dele. Então ordenou ao espírito impuro: “Espírito mudo e surdo, eu te ordeno que saias do menino e nunca mais entres nele”.
26O espírito sacudiu o menino com violência, deu um grito e saiu. O menino ficou como morto, e por isso todos diziam: “Ele morreu!” 27Mas Jesus pegou a mão do menino, levantou-o e o menino ficou de pé.
28Depois que Jesus entrou em casa, os discípulos lhe perguntaram a sós: “Por que nós não conseguimos expulsar o espírito?” 29Jesus respondeu: “Essa espécie de demônios não pode ser expulsa de nenhum modo, a não ser pela oração”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

I ACAMPAMENTO ORA EM DEP. IRAPUAN PINHEIRO

A pastoral da juventude da paróquia Imaculada conceição de Dep. Irapuan pinheiro, trabalha reunida e com muita dedicação, e ,empolgação para realizar o 1° acampamento ORA da, (obra rainha dos anjos), em prol de fazer com que a juventude se aproxime mais da igreja, os membros da pastoral todos os dias saem nas ruas e comunidades pedindo doações para que o evento aconteça.  O evento será nos dias, 22 e 23, de março deste ano de 2014, na Paróquia  Imaculada conceição de, Dep. Irapuan pinheiro, a partir das 7;00 hrs da manhã do sábado, se estendendo até o meio dia do domingo. Onde, toda a juventude presente irá participar de missa, oração, louvor, adoração e muito mais. Sendo que terá a presença do padre José batista, o pároco da paróquia. O evento ficará por conta do pessoal que trabalha na casa recuperação de viciados obra rainha dos anjos, situada nos cajueiros. Estamos esperançosos que a participação seja de muitos jovens que compõe a nossa região.

Comissão organizadora do evento:


Lucélia, solane , mairton, milena, Aline , liziane,  

dievisom


Informação cedida por:


 Mairton ferreira e Lucélia Holanda


 Membros da pastoral da juventude.  







PADRE JOSE BATISTA PARTICIPA DA REUNIÃO DO CLERO EM IGUATU


Nos dias 24 e 25 de fevereiro o padre José batista, pároco da paróquia Imaculada Conceição  de Deputado Irapuan pinheiro, participa da reunião do Clero  em Iguatu,  a mesma tem a presença do Bispo dom João, da Diocese de Iguatu. O evento começou hoje segunda feira por volta do meio dia, e será finalizada amanhã terça feira também no horário de meio dia.

INFORMAÇÕES CEDIDA:  POR ANA ROSA, SECRETARIA PAROQUIAL